Existe “Dia do Homem”?

Julho 15, 2024

Todo mundo sabe da importância da comemoração do Dia Nacional e Internacional das Mulheres, marcado por uma tragédia na Rússia. Mas a pergunta que sempre ecoa na cabeça de todo mundo é: Existe Dia do Homem? A resposta é sim, existe! Porém precisamos entender a finalidade desta data. Vem comigo!

O Dia do Homem, celebrado em 15 de julho no Brasil, foi instituído com o objetivo de promover a saúde masculina e incentivar os homens a cuidarem melhor de si mesmos. Em outros países ao redor do mundo, a data é celebrada no dia 19 de novembro. Estes dias foram escolhidos para aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento de doenças que afetam os homens, como câncer de próstata, diabetes e problemas cardíacos. Além disso, busca quebrar o estigma em torno da ideia de que os homens devem ser sempre fortes e não podem demonstrar vulnerabilidades, especialmente em relação à sua saúde.

Apesar da campanha “Novembro Azul” ser adotada pelos órgãos de saúde brasileiro, em prol da conscientização do Câncer de Próstata, existem outras doenças que acarretam homens em sua maioria, mas que não possuem o destaque e alerta necessário como Câncer de Pele, Câncer de Testículo, Câncer de Pênis, Câncer de Pulmão e Doenças Cardiovasculares. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrará 71.740 casos novos a cada ano (2023-2025), um aumento de 8,5% em relação a estimativa anterior (2020-2022), que era de 65.840 casos anuais. No país, os tumores malignos de próstata respondem por 3 em cada 10 casos de câncer diagnosticados nos homens.

A criação do Dia do Homem também visa promover a igualdade de gênero, incentivando os homens a refletirem sobre seu papel na sociedade e a participarem ativamente na construção de um ambiente mais justo e equilibrado. Isso não significa que nós homens estamos às margens da sociedade, mas sim que precisamos estar atentos aos nossos papéis e obrigações sociais e civis, como a divisão responsável da criação de um filho, por exemplo. A data serve como um lembrete de que a saúde e o bem-estar dos homens são fundamentais para o desenvolvimento de comunidades mais saudáveis e felizes. Pegou a mensagem? Então dá um google aí e já marca um check up para amanhã! Agora sim posso te dizer: Feliz Dia do Homem, cara!