O jeans, uma das peças de roupa mais versáteis e práticas do mundo, é celebrado hoje no Dia Mundial do Jeans. Presente nos armários de quase todo mundo e nos looks de mais de 90% da população brasileira, é usado para criar desde looks fashionistas até produções mais alinhadas, com diversas modelagens. Originadas como vestimenta de trabalho para homens no final do século XIX, as calças jeans logo se tornaram populares entre mineiros e trabalhadores de fábricas devido à sua durabilidade. Com o tempo, o jeans transcendeu seu propósito inicial, tornando-se um símbolo de emancipação e rebeldia para diferentes grupos. Este dia é uma homenagem ao sucesso duradouro desta peça extraordinária e atemporal!
O tecido chamado “jean” teve origem na França em 1800, mas foi nos Estados Unidos, a partir de 1873, que se popularizou com a patente das calças jeans, feitas de tecido sarjado conhecido como “blue denim” e reforçadas com rebites. Jacob Davis e Levi Strauss foram os criadores dessa peça memorável, que mais tarde seria conhecida como modelo 501®. Curiosamente, o dia da criação e registro do modelo 501®, em 20 de maio, deu origem ao Dia Mundial do Jeans, também chamado de 501® Day pela marca Levi’s, em comemoração aos 151 anos dessa peça.
Os rebites de cobre aplicados estrategicamente nas calças jeans de Davis e Strauss foram cruciais para o sucesso entre os trabalhadores. Isso resolveu o problema comum de rasgos nos bolsos durante tarefas pesadas. Ao longo do tempo, Strauss aprimorou o design, adicionando mais costuras de reforço e estabelecendo a cor laranja como marca registrada da Levi’s. Novos modelos, incluindo alguns com zíper em vez de botões, foram desenvolvidos. A Levi’s deteve o monopólio da produção e comercialização até 1890, quando a patente expirou. A partir daí, outras marcas, como OshKosh B’Gosh e Lee Mercantile, também adotaram o modelo de jeans, que rapidamente se popularizaram entre homens e mulheres, incluindo filmes e campanhas publicitárias como impulsionadores desta peça!
E aí a história se encarregou de tudo! A partir dos anos 40, as calças jeans entraram no mainstream, impulsionadas por ícones como Elvis Presley, Marlon Brando e James Dean. Nos anos 60 e 70, foram adotadas por movimentos de resistência como o Hippie e o feminismo. Na década de 70, o universo fashion as abraçou, surgindo diversos modelos, inclusive nas passarelas da Calvin Klein. Nos anos 90, marcas de luxo como Versace e Dolce & Gabbana também aderiram. Hoje, os jeans transcendem a moda, sendo símbolos culturais que moldam estilos e facilitam o dia a dia. Inclusive, tenho certeza que você deve estar usando Jeans hoje!
As formas de produzir também se transformaram com a tecnologia, sendo possível produzir jeans com economia de água e biomassa! Legal, né? Acesse o site pra garantir seu novo Jeans Urbô! Ah, e Feliz Dia Mundial do Jeans!
Institucional