TBT Histórico: A Importância das Mulheres na Moda!

Março 7, 2024

Provavelmente você chegou aqui sabendo que hoje (08/03)  é Dia Internacional das Mulheres. Uma data que surgiu a partir da luta das mulheres por direitos trabalhistas e igualdade de gênero, escolhida em referência a uma greve de trabalhadoras têxteis em 1908, em Nova York (e aqui já começamos a ver sua importância na construção da moda!). Atualmente, o 8 de março é celebrado globalmente como um dia para reconhecer as conquistas femininas, destacar desigualdades remanescentes e promover a busca por igualdade. E além desta revolução, você sabe quais foram as outras influências femininas na história da moda? Vem comigo que eu te conto tudo nessa viagem do tempo! 

Com o passar dos anos, as mulheres desempenharam papéis vitais em vários aspectos da indústria da moda, desde o design e a produção até a modelagem e a influência cultural. E é por isso que eu não vou conseguir ser detalhista nos fatos, mas apenas relembrá-los de forma geral, começando por:

SÉCULO 19 E 20:

Foi no século XIX que as mulheres começaram a ter mais influência como costureiras e estilistas. Estilistas como Coco Chanel (1883-1971) desempenharam papéis fundamentais na transformação da moda feminina, introduzindo peças mais confortáveis e funcionais, como o vestido tubinho e o terninho feminino. Não existiam tantas modelagens como atualmente, porém, já era super inovador ter uma peça daquela no guarda-roupa! Estas inovações e criações serviram de inspiração para novos estilistas, que iriam começar a aparecer na frente dos negócios como Jeanne Lanvin e Elsa Schiaparelli.

DÉCADAS DE 1950 E 1960:

A moda feminina experimentou uma revolução com designers masculinos como Christian Dior e Balenciaga, que trouxeram outra visão de moda para a época. Mas houve também outra revolução com mulheres como Mary Quant, que popularizou a minissaia na década de 1960. Mary foi símbolo da libertação e jovialidade da cultura sessentista, trazendo uma visão super moderna pros anos em que viveu. Graças a Mary, temos um peça super popular no guarda-roupa feminino e dos adeptos a minissaia!

DÉCADAS DE 1970 E 1980:

Nesta década, o movimento feminista teve um impacto significativo na moda, promovendo a ideia de liberdade e igualdade. O que foi iniciado lá em 1908 ganhou muito mais força neste recorte temporal com mulheres ainda mais firmes nos seus posicionamentos. Estilistas como Diane von Fürstenberg tornaram-se símbolos do empoderamento feminino com criações como o vestido wrap (ou melhor, vestido envelope).

DÉCADAS DE 1990 E 2000:

Aqui temos muito brilho das mulheres na moda! Elas continuaram assumindo papéis proeminentes na moda e ganhando mais destaques como profissionais renomadas da área. Estilistas como Miuccia Prada e Donatella Versace começaram a liderar casas renomadas e tivemos o auge de modelos importantes para o movimento como Naomi Campbell, Cindy Crawford e Kate Moss, além da estreia da brasileira Gisele Bündchen nas passarelas, consolidando a influência das mulheres na indústria da moda.

SÉCULO 21:

E aqui estamos, no presente! A moda está cada vez mais diversificada e com modelos tecnológicos e elaborados. Tivemos uma evolução tão grande, com contribuição feminina e masculina, que hoje é possível fazer roupas de café, cânhamo, linha e até garrafa PET! A expressão através da moda ganhou força e hoje ela é instrumento para demonstrar aquilo que não pode ser verbalizado!